Friday, June 08, 2007

O Instrumento da Morte







Jovens adultos seriamente feridos em acidentes de trânsito envolvendo o consumo de álcool e sua percepção do papel do álcool no evento MS SommersJM DyehouseSR Howe e colaboradores Publicado no AMERICAN JOURNAL of CRITICAL CARE (VOL 9, p. 28-35, 2000)Trabalho desenvolvido pela Inno Vision Communications, Aliso Viejo, Califórnia, EUA.

Introdução
Aproximadamente 40% de todas as fatalidades no trânsito estão associadas ao uso de álcool. A hospitalização por lesões graves depois de um acidente de trânsito, envolvendo álcool, pode ser uma oportunidade para mudar o comportamento de consumidores de álcool, não dependentes, evitando assim o risco futuro de morte ou incapacidade física. Objetivo do trabalhoDeterminar em que medida adultos não dependentes de álcool, com idades entre 18 e 45 anos, e que se feriram gravemente em acidentes de veículos a motor, envolvendo o consumo de álcool, atribuem o acidente à ingestão de bebidas. HipóteseAdolescentes que possuem um mentor seriam menos propensos em se engajar em comportamentos de alto risco, quando comparados com aqueles que não possuem um mentor adulto. Método132 sujeitos foram entrevistados durante sua permanência em hospital para tratamento de lesões graves ocorridas em acidentes de veículos a motor envolvendo consumo de bebidas alcoólicas.
A entrevista incluía a questão: "Em que medida você acredita que seu consumo de álcool foi responsável pelos seus ferimentos?" Respostas foram medidas em uma escala de sete pontos, variando de 1 (nenhuma responsabilidade) a 7 (total responsabilidade). Resultados37,8% dos entrevistados responderam "nenhuma responsabilidade", 24,3% responderam "alguma responsabilidade" e 37,9% responderam "grande ou total responsabilidade".
Foi encontrada uma associação estatisticamente importante entre o nível alcoólico no sangue, no momento do acidente, e a atribuição da responsabilidade pelo acidente ao consumo de bebidas. ConclusãoMais de 60% dos pacientes feridos nos acidentes estudados atribuíram ao consumo de álcool a ocorrência de seus ferimentos (parcial ou totalmente). Quando sóbrios, pacientes hospitalizados que apresentavam os mais altos níveis de álcool no sangue no momento de sua entrada no hospital são mais propensos a atribuir ao consumo de álcool a razão de seus ferimentos.
Assim, a hospitalização dessas vítimas é uma oportunidade importante e adequada para realizar aconselhamentos e outros tipos de intervenção visando a diminuição do consumo de álcool.

No comments: