Sunday, September 10, 2006


1812: A GUERRA DO CÂNHAMO

O Cânhamo já foi o maior negócio do mundo. Sua fibra movia os navios do planeta e toda a economia mundial dependia dos produtos extraídos da planta da maconha. A Rússia fornecia 80% do cânhamo usado no Ocidente e era a melhor fabricante de velas, cordas e redes para a navegação. A Grâ-Bretanha comprava 90% de seu cânhamo naval da Rússia. A cada dois anos, um navio precisava substituir de 50 a 100 toneladas de velame e cordame de cânhamo. Não havia substitutos eficientes - as velas de linho, por exemplo, apodreciam em três meses ou menos, devido à salinidade do ar.
1803 a 1814 Temendo que a Revolução Francesa se espalhasse, a armada britânica bloqueia os portos da França. Em 1807, Napoleão e o czar Alexandre assinamo o Tratado de Tilset, para impedir que o cânhamo chegasse à Grã-Bretanha, destruindo assim sua Marinha. 1807 a 1814 A Inglaterra declara que qualquer navio que comercializar com Napoleão será considerado inimigo. Cargueiros americanos são arrestados e suas tripulações "recrutadas" para contrabandear cânhamo russo para a Armada Real. Napoleão exige que o czar permia a presença de tropas francesas em Kronstadt, para que o tratado seja cumprido. O czar diz "não" e, em 1810, Napoleão arma um exército para invadir a Rússia. 1811 a 1812 A Inglaterra, de novo aliada comercial da Rússia, continua impedindo os navios americanos de negociar com o resto da Europa. Napoleão marcha para Moscou mas é derrotado pelo rigoroso inverno. 1812 a 1815 A Inglaterra encontra-se mal de finanças e em dezembro de 1814 a paz com os EUA é assinada. A Inglaterra derrota Napoleão em 18 de junho de 1815 em Waterloo.
DERIVADOS DA CANNABIS
Sementes As sementes de maconha produzem óleo para alimentação, lubrificação e combústivel, além de tintas e vernizes. As sementes são uma excelente fonte de proteína, com as quais se podem fazer sopas e mingaus.

Folhagem A maconha é usada para aliviar dores e stress e no tratamento de doenças como glaucoma, asma e náuseas provocadas pela quimioterapia.
As folhas e flores são fumadas com objetivos religiosos e recreativos.
Caule Depois de seco, o caule é quebrado e separado em duas partes: fibra e polpa. Com a fibra se fazem tecidos para roupas, cortinas, tapetes etc.
O que sobra do talo é uma polpa com 77% de celul9ose, que pode ser transformada em papel, tinta, materiais para construção, plásticos, carvão, metanol e óleo diesel. O papel de cânhamo é mais fácil e barato de ser feito, não se desgasta com o uso e dura de 50 a 100 vezes mais do que os outros. Raízes Por serem mais profundas, as raízes ajudam a segurar e a revigorar o solo, controlando a erosão.
Fonte: The emperor wears no clothes, de Jack Herer

No comments: